segunda-feira, 5 de abril de 2010

Páscoa em Família

Como é bom passar a Páscoa junto de pessoas queridas e que amamos!

Como em todos os anos, a semana da Páscoa é uma semana muito corrida para todos nós aqui na Cakes. Essas foram algumas das encomendas entregues às nossas clientes.



Mas o Domingo de Páscoa é Sagrado! Nada de trabalho. Apenas comidinhas gostosas e muitas risadas junto de pessoas queridas (faltou apenas minha irmã, cunhado e afilhada que moram no Rio Grande do Sul). Fiz esses lindos marcadores de lugar em forma de ninhozinhos com o nome de cada um.



E essa foi a nossa sobremesa. Uma Torta Mousse Tricolor. Ficou uma delícia.


Segue a receita.

Massa de Chocolate para a base.

Ingredientes:
2/3 xícara de farinha
1/3 xícara de cacau em pó
2/3 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de bicarbonato
3/4 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1 ovo grande em temperatura ambiente
1/4 xícara de leite
1/2 colher de chá de essência de baunilha
3 colheres de sopa de óleo
1/4 xícara de água

Preparo:
Aqueça o forna a 180°C. Forre o fundo de uma forma de aproximadamente 20cm a 25cm de diâmetro com papel manteiga e as laterais com óleo.
No bowl da batedeira coloque a farinha peneirada, o cacau em pó, o açúcar, o bicarbonato, o fermento e o sal. Com a pá "raquete" misture todos os ingrdientes. Adicione então o ovo, o leite, o óleo, a essência e a água, mexendo sem parar na velocidade baixa. Depois de todos os ingrdientes adicionados aumente a velocidade para média e deixe batendo por aproximadamente 3 min.
Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 20 a 25 minutos.

Mousse de Chocolate Meio Amargo

Ingredientes:
200gr de chocolate meio amargo
4 ovos
1 lata de creme de leite sem soro

Preparo:
Derreta o chocolate no Microondas, de 30 em 30 segundos. Separe a gema da clara. Coloque as claras no bowl da batedeira, peneire as gemas e misture-as com o chocolate já derretido. A esta mistura de chocolate, adicione o creme de leite sem soro e misture bem. Bata as claras em neve e adicione-a a mistura de chocolate com bastante cuidado.

Mousse de Chocolate Branco

Ingredientes:
350gr de chocolate branco
4 ovos
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher de sobremesa de gelatina sem cor e sem sabor

Preparo:
Derreta o chocolate no Microondas, de 30 em 30 segundos. Separe a gema da clara.
Coloque as claras no bowl da batedeira, peneire apenas 2 gemas e misture-as com o chocolate já derretido. A esta mistura de chocolate, adicione o creme de leite sem soro e misture bem. Hidrate a gelatina com 1 colher de sopa de água e em seguida derreta-a em microondas. (Muito cuidado para a gelatina não esquentar demais. Se isso acontecer a gelatina perderá suas propriedades) Adicione então a gelatina já líquida à mistura de chocolate.
Bata as claras em neve e adicione-a a mistura de chocolate com bastante cuidado.

Montagem:
Corte o topo do bolo assado para nivelá-lo. Retire o papel manteiga do fundo e coloque dentro de uma forma com fundo removível de mesmo tamanho. Cerque o bolo com tiras de acetato largas (entre 8cm e 10cm de altura). Coloque então o Mousse de Chocolate Meio Amargo e leve a geladeira até ficar fime. Depois já pode coloca sobre este Mousse o Mousse de Chocolate Branco. Também leve à geladeira para firmar. O melhor seria de um dia para o outro.
Para servir, com a ajuda de uma espátula, retire as tiras de acetato cuidadosamente, e coloque a Torta sobre um prato bem bonito. Vc pode decorar com Physalis, como eu fiz, com frutas vermelhas, com raspas de chocolate, ou como peferir.

Espero que gostem!

Nenhum comentário: